pesquisa e divulgação de formação em massagem e trabalho corporal na gravidez, parto e puerpério, para profissionais que buscam o acompanhamento integrado e holístico.

sobre a formação

Ofereço esta formação continuamente desde 2006 e neste momento encontra-se dividida em dois módulos e três temas: Gestação, Puerpério e Parto/Aborto com aproximadamente 24 horas de duração cada módulo. O módulo Puerpério, atual módulo II, esta intimamente ligado ao primeiro - Gestação, onde é abordada a Introdução a Massagem Thai Yoga, técnica que permeia todo o trabalho por sua abordagem suave e abrangência de detalhes.

na Gravidez/Gestação:

A prática da Massagem Tradicional Thai nos propõe um conceito de integração corpo/mente/espírito através do TOQUE e CONTATO aliados a alongamentos e meditação, nos conduzindo a bela e subtil tradição budista da Tailândia. 

A Massagem Thai destaca-se por conter elementos  de duas vertentes em Medicinas: Ayurveda e Chinesa. Numa rica fusão, trabalha o corpo de forma completa com alongamentos, pressão suave e ritmo lento e contínuo. A aplicação na Gravidez, bem como no Puerpério, adapta-se perfeitamente as necessidades destas fases e propicia inúmeros benefícios para as mulheres e seus bebés.

Conteúdo
:
* Conceitos da medicina Oriental na Saúde da Mulher (Thai, Tantra e Tao)
* Breve fisiologia e anatomia vivencial do corpo e da Gestação
* O que pode ser a preparação ao Parto Ativo e Natural?
* Vivências de toque, contato e experiência do sagrado no corpo
* Massagem Thai Yoga na Gravidez - Sequências de massagem tradicional e com óleos
  + Pés e Pernas
  + Decúbito Lateral
  + Posição Sentada
  + Ombros, Pescoço, Cabeça
  + Mamas e Abdomen
* Sequências de apoio com bola, almofadas ou outras variações
* Cuidados e precauções na Massagem na Gravidez
* Introdução a Aromaterapia na massagem
* Práticas vivenciais de meditação, massagem, tipos toque e alongamentos/ásanas 


na Recuperação Pós Parto/Puerpério: 


Este módulo, é o complemento ao anterior, onde aprofundamos as mesma práticas, recorrendo as sua variações. Dedicado aos pretendem dar continuidade ao trabalho desenvolvido na gravidez, acompanhando também o período de puerpério em suas diversas fases, desde o pós parto imediato até o desmame, utilizando a massagem e manipulação. De acordo com as tradições milenares do Oriente e em conjunto com a linguagem contemporânea de corpo, cultura e movimento, o principal objetivo aqui é promover uma prática de relaxamento, mobilidade e contato corporal ajudando a recém mãe a integrar-se,  e ainda restaurar e melhorar do cansaço físico e falta de energia, entre outras situações típicas do chamado Puerpério. 


Conteúdo:
*Etapas do Puerpério – Dos tipos de partos ao tempo de cada um/uma
*Sequências de Massagem para o Puerpério (seguem o programa Gestação)
*O uso do óleo na massagem

*Massagem e exercícios abdominais
*Uso do rebozo, wraps ou panos de apoio
*Integração Pélvis- Períneo (na recuperação do soalho pélvico e órgão internos)
*Auxilio terapêutico de contato na amamentação


no Trabalho de Parto e situações de Aborto


Este módulo ressurge na Formação em 2012, agora junto ao tema Aborto. Aqui veremos a massagem e o toque para além de qualquer técnica, o que importa neste momento é escuta. Ser e estar presente, fazer e não fazer. Ampliamos o leque de possibilidades e colocamos nas gavetas do corpo, para ali estarem quando se fizer necessário. A experiência, neste módulo, é o que realmente importa. Ser tocado a fundo, nas entranhas e ser tocado sutilmente, quase somente em energia. 
A massagem como ferramenta para acelerar, desencadear ou mesmo pausar o processo de nascimento. A contato como suporte e alívio. A presença auxiliadora e transparente que assiste um momento de transe, expansão de consciência e intimidade ímpar como nascer/morrer e parir. Honrar e celebrar a própria Yoni (vagina), o nosso portal para a matéria e as nossas ancestrais. 
Somente para quem participou dos módulos anteriores.

Requisitos
: Os participantes deverão ter experiência prévia com trabalhos corporais (massagens, yoga ou afins) ou ainda outras práticas relacionadas à gravidez (mães, doulas, enfermeiros, parteiras, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas diversos).


Com apostilas, videos didáticos e certificado mediante avaliação.




3 comentários:

  1. Ahhhhh, que pena que não poderei fazer....
    Tenho 4 partos previstos agora pra novembro!
    Assim que tiver o calendário de 2013, por favor, me envie.
    Vou tentar me programar!
    Quero MUITOOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sill! Grata pelo interesse!
      Estarei no Brasil possivelmente em março e certamente em novembro de 2013 para esta formação! Envio assim que possivel o calendario! Se puder me encaminhe teu mail no marjoriefs@hotmail.com. Alegria!

      Excluir
  2. ola.
    estou encantada com a massagem para estas gravidas pois eu tive bloco de partos e vi quanto elas necessitam dsto.
    preparam o momento da luz e vital
    envio meu facevbook-shiatsuxi@hotmail.com.gonlves maria
    novos formaçoes quando e que sao?

    ResponderExcluir